Mundo

Onda de ataques deixa cerca de 40 mortos no Iraque

Segundo analistas, esta revolta é um terreno fértil para grupos insurgentes

Agência France-Presse
postado em 15/09/2013 14:36
AL HILLAH - Uma onda de ataques, incluindo catorze com carros-bomba, deixou cerca de 40 mortos e mais de 100 feridos neste domingo (15/9) no Iraque, segundo um registro estabelecido a partir de fontes médicas e policiais.

Mais de dez localidades foram atingidas por esses ataques. O pior deles foi registrado na cidade de maioria xiita de Hilla, no sul, onde quatro carros-bomba explodiram, matando 19 pessoas.

"Eu vi várias pessoas com queimaduras, e outra em chamas, gritando por ajuda", contou Sajjad al-Amari, de 22 anos, testemunha de um dos atentados no subúrbio de Hilla contra dois prédios municipais.

Já Karrar Ahmed disse à AFP que tinha visto "vários comerciantes jogados no chão" com o impacto da explosão.

Ele denunciou a incompetência dos serviços de segurança que "permitem aos terroristas atacar, e matar civis".

A violência que assola o Iraque desde o início do ano já deixou mais de 4.100 mortos, segundo um registro estabelecido pela AFP com base em fontes médicas e policiais.

Os atentados de domingo, que não foram reivindicados até o momento, tiveram como alvos principalmente bairros xiitas.

Em Bagdá, uma bomba explodiu na passagem do comboio do líder da assembleia provincial de Bagdá, Riyadh al-Adhadh, um sunita, que escapou ileso do atentado. Duas pessoas, incluindo um de seus seguranças, também morreram e quatro ficaram feridas.

A recente onda de violência no país é considerada uma reação da comunidade sunita ao governo do primeiro-ministro xiita, Nuri al-Maliki. O governo é acusado de não tomar providências para evitar a marginalização dos sunitas.

Segundo analistas, esta revolta é um terreno fértil para grupos insurgentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação