Mundo

Operação para endireitar cruzeiro "Costa Concórdia" concluirá na terça

O navio encalhou no dia 13 de janeiro de 2012 a poucos metros da ilha de Giglio

Agência France-Presse
postado em 16/09/2013 15:58
Ao término de sete horas, o enorme navio de 17 andares de altura foi endireitado em alguns graus
Giglio Island -
A megaoperação para colocar o cruzeiro "Costa Concordia" na horizontal, iniciada nesta segunda-feira em frente ao litoral da ilha italiana de Giglio (oeste), será concluída na terça-feira, segundo as equipes responsáveis pelo projeto.

"A noite será longa", afirmou Franco Gabrielli, da Defesa Civil, ao anunciar que a operação prosseguirá durante toda a noite até a manhã de terça-feira.

Ao término de sete horas, o enorme navio de 17 andares de altura foi endireitado em alguns graus, afirmou na coletiva de imprensa Sergio Girotto, chefe do projeto da firma italiana Micoperi.

O navio encalhou no dia 13 de janeiro de 2012 a poucos metros da ilha de Giglio. Segundo as imagens exibidas pelo canal de notícias Sky, que transmite ao vivo a operação, o navio movimentou quase um metro, claramente identificável por estar coberto de musgo.



A primeira fase da operação é considerada pelos especialistas a mais delicada, já que o navio encalhou em uma área rochosa.

Centenas de engenheiros e técnicos trabalham nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114.500 toneladas.

O naufrágio do cruzeiro em 13 de janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.

A embarcação, completamente tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de sacos de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com a criação de um chão falso.

Uma vez que o barco seja colocado na posição vertical, somente dentro de várias semanas, provavelmente meses, será rebocado para longe da ilha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação