Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã critica declarações em tom de ameaça feitas por Barack Obama

Os países ocidentais e Israel acusam o Irã de tentar se dotar de uma arma atômica se amparando em um programa nuclear civil

Teerã - O Irã denunciou nesta terça-feira (17/9) as declarações do presidente americano Barack Obama, que não descartou o recurso à força contra a República Islâmica por seu controverso programa nuclear. "Os Estados Unidos sempre utilizam a linguagem da ameaça contra o Irã. Pedimos que a substitua pela do respeito", declarou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Marzieh Afkham.

[SAIBAMAIS]Esta "linguagem da ameaça não terá o menor efeito na determinação do governo e da nação para defender seus direitos nucleares absolutos, em especial o enriquecimento de urânio", acrescentou. Os países ocidentais e Israel acusam o Irã de tentar se dotar de uma arma atômica se amparando em um programa nuclear civil. O Irã e as grandes potências preveem reativar suas negociações nucleares por ocasião da realização da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, a partir da próxima terça-feira.