Mundo

Diretor artístico do Bolshoi agredido em janeiro volta ao teatro

Filin, que foi atacado com ácido no dia 17 de janeiro em frente a sua casa, foi submetido a um transplante de pele e a várias cirurgias nos olhos

Agência France-Presse
postado em 17/09/2013 12:59
Moscou - O diretor artístico do balé russo Bolshoi, Serguei Filin, que foi atacado com ácido em janeiro, retornou nesta terça-feira ao teatro pela primeira vez desde o drama para se reencontrar com seu grupo ante o início de uma nova temporada teatral. "Estou muito feliz em vê-los", disse Filin, que voltou no sábado a Moscou depois de passar vários meses em tratamento em uma clínica alemã.

[SAIBAMAIS]Filin, que foi atacado com ácido no dia 17 de janeiro em frente a sua casa, foi submetido a um transplante de pele e a várias cirurgias nos olhos. O bailarino Pavel Dmitrishenk foi acusado de organizar o ataque e está sob custódia. Além disso, o bailarino estrela do Bolshoi, Nikolai Siskaridzeh, foi acusado quase abertamente pela direção da companhia de ser o instigador do crime e foi despedido do balé.



O diretor do Bolshoi, Anatoli Iksanov, foi demitido em julho pelas autoridades russas. O olho esquerdo de Filin recuperou uma visão equivalente a 80% e seu olho direito pode ver símbolos grandes, indicou em um comunicado a clínica onde foi tratado. Há seis semanas, Filin tinha apenas 10% de visão no olho esquerdo e não enxergava nada com o direito. Hoje "me sinto bem, o tratamento continua", declarou Filin durante o encontro com seu grupo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação