Mundo

Relatório da ONU sobre Síria muda opinião internacional, diz Obama

Em declarações ao canal em espanhol Telemundo, Obama disse que as conclusões da investigação da ONU corroboraram as afirmações de seu governo desde o massacre de civis em 21 de agosto

postado em 17/09/2013 21:00
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira (17/9) que o relatório da ONU que comprovou o uso de armas químicas na Síria mudou a opinião da comunidade internacional.

Em declarações ao canal em espanhol Telemundo, Obama disse que as conclusões da investigação da ONU corroboraram as afirmações de seu governo desde o massacre de civis em 21 de agosto. Washington atribuiu as cerca de 1.400 mortes por gás sarin à ação do Exército do presidente Bashar Al-Assad.

"Quando se observam os detalhes e as provas que (a ONU) apresenta, é inconcebível que ninguém que não seja o regime as tenha usado (em referência às armas químicas)", disse o presidente. "Acho que isso muda a dinâmica internacional. Acho que muda a opinião internacional sobre a questão", afirmou.



Na entrevista, Obama disse que, apesar de seu país estar envolvido em um processo negociador com a Rússia e, indiretamente, com o governo sírio, continua pensando que al-Assad deve ser expulso do poder.

"Meu objetivo tem sido, constantemente, garantir que as armas químicas sejam colocadas sob controle para garantir que ninguém poderá usá-las", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação