Mundo

Inspetores em armas químicas da ONU retornarão em breve à Síria

Os especialistas da ONU que viajaram à Síria encontraram provas "claras e convincentes" do uso de gás sarin durante o massacre de 21 de agosto perto de Damasco

Agência France-Presse
postado em 18/09/2013 08:18
Estocolmo - Os inspetores de armas químicas da ONU voltarão "em breve" à Síria para investigar as acusações contra o regime e a oposição, anunciou o chefe da equipe nesta quarta-feira (18/9). "Sim, retornaremos à Siria. Ainda não fixamos um calendário e não posso dizer quando, mas será em breve", afirmou à AFP o chefe dos inspetores, o sueco Aake Sellstr;m.

Os especialistas da ONU que viajaram à Síria encontraram provas "claras e convincentes" do uso de gás sarin durante o massacre de 21 de agosto perto de Damasco, segundo um relatório oficial. O relatório dos especialistas não aponta diretamente os responsáveis pelos ataques com armas químicas, já que seu mandato prevê que não se pronunciem sobre este ponto.



"Não é nossa tarefa", declarou Sellstr;m. "O relatório apresentado era um documento provisório", destacou. "Foram apresentadas outras acusações ao secretário-geral da ONU contra as duas partes no conflito", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação