Mundo

Livro revela que filhos do fundador da Ikea ficaram com milhões de euros

Ingvar Kamprad, de 87 anos, teria mantido, na realidade, direitos sobre a marca Ikea e uma pequena porcentagem sobre as vendas

Agência France-Presse
postado em 19/09/2013 10:06
Estocolmo - Um livro que será lançado no final do mês na Suécia revela a disputa entre o fundador da Ikea, Ingvar Kamprad, e seus três filhos, que conseguiram roubar milhões de dólares. O jornal econômico Dagens Industri publicou trechos da obra intitulada "Ikea, a caminho do futuro", assinsda pelo executivo da Ikea, Lennart Dahlgren, o jornalista Stellan Bj;rk e o economista Karl von Schulzenheim e que será lançada em 27 de setembro.

[SAIBAMAIS]O livro contradiz a história oficial do grupo segundo a qual Kamprad pai, fundador em 1943 do futuro número um mundial dos móveis, teria repassado em 1982 todos seus interesses na companhia a inúmeras fundações e empresas que garantam a boa gestão de seu império. Kamprad, de 87 anos, teria mantido, na realidade, direitos sobre a marca Ikea e uma pequena porcentagem sobre as vendas.



Segundo os autores, seus filhos, nascidos entre 1964 e 1969, questionaram estes direitos e reclamaram que o dinheiro envolvido deveria ir para a fundação familiar. Aparentemente falamos de 20 a 30 bilhões de coroas [2,3 a 3,5 bilhões de euros]", declarou Bj;rk ao Dagens Industri. Kamprad, achando que iria perder a causa, cedeu e isso o levou a abrir mão de bens da Ikea.

O jornal tentou entrevistar alguém da família, mas não obteve sucesso. A AFP também não conseguiu que a Ikea se pronunciasse sobre o assunto. Ingvar Kamprad, que se exiliou na Suíça nos anos 1970, anunciou em junho sua intençao de mudar-se para passar os últimos dias de sua vida na Suécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação