Mundo

Criador e ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi morre aos 85 anos

foi o terceiro sucessor no negócio familiar fundado na antiga capital japonesa de Kyoto, em 1889

Agência France-Presse
postado em 19/09/2013 13:00
Tóquio - O industrial Hiroshi Yamauchi, um dos criadores do videogame e ex-presidente do grupo Nintendo, faleceu aos 85 anos, anunciaram nesta quinta-feira (19/9) os meios de comunicação japoneses. Hiroshi Yamauchi presidiu a Nintendo, empresa centenária de Kioto que começou fabricando cartas, de 1994 a 2002.

Na década de 1980, Yamauchi teve a inspiração de reorientar a estratégia da Nintendo e voltar as forças da empresa à indústria do videogame, que ainda engatinhava. Ele foi o terceiro sucessor no negócio familiar fundado na antiga capital japonesa de Kyoto, em 1889.



Em 1983, a Nintendo lançou no Japão o primeiro console de jogos, o Famicom (Nintendo Entertainment System - NES no exterior). Depois colocou à venda o console de videogames portátil Game Boy e uma grande quantidade de jogos e heróis emblemáticos, como Mario, Pokemon, Zelda, etc.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação