Agência France-Presse
postado em 19/09/2013 22:52
Cidade da Guatemala - O Brasil doou nesta quinta-feira 4.600 toneladas de alimentos à Guatemala para atender milhares de pequenos cafeicultores pobres afetados pela praga da ferrugem nos plantios de café, informou uma fonte oficial.A doação - arroz em sua maioria - será distribuída entre 10 mil famílias de cafeicultores "com insegurança alimentar severa, moderada, ou leve, em 19 dos 22 departamentos" do país, destacou uma nota da Agência Guatemalteca de Notícias (AGN).
O diretor da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Enrique Monterroso, disse que mais de 72 mil pessoas serão beneficiadas no total. A entrega às famílias será feita dentro do programa nutricional Fome Zero que está sendo implementado pelo governo guatemalteco. Conta ainda com o apoio do Programa Mundial de Alimentos (PMA).
O fungo da ferrugem atingiu 70% dos 274 mil hectares de café semeados no país, segundo dados da Associação Nacional do Café (Anacafé). A praga provocará uma queda de 15% nas exportações guatemaltecas de café na colheita atual, iniciada em outubro de 2012 e que termina este mês, acrescenta a Anacafé.
Dados oficiais indicam que a fome e a desnutrição atingem mais de 50% dos 15 milhões de guatemaltecos.