Mundo

Exército Sírio Livre e jihadistas estabelecem trégua na cidade de Azaz

O acordo foi mediado pela Brigada Tawhid, um importante grupo armado com base em Aleppo (Norte) sob comando do ESL, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos

Agência France-Presse
postado em 20/09/2013 08:20
Beirute - O Exército Sírio Livre (ESL), braço armado da oposição, e o grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), que na quarta-feira (18/9) assumiu o controle da cidade de Azas, até então dominada pelo ESL, estabeleceram uma trégua. O acordo foi mediado pela Brigada Tawhid, um importante grupo armado com base em Aleppo (Norte) sob comando do ESL, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

[SAIBAMAIS]As duas partes (EIIL e o chamado Batalhão da Tempestade do Norte de Azaz, ligado ao ESL) estabeleceram um cessar-fogo, a liberação dos detidos e a restituição dos bens apreendidos pelas duas partes, informou o OSDH, que conta com uma ampla rede de militantes e fontes médicas. A Brigada Tawhid foi a mediadora do acordo e estabeleceu uma comissão com membros dos dois grupos para o caso de novos conflitos.



Os combatentes do EIIL, grupo relacionado com a Al-Qaeda, assumiram na quarta-feira o controle de Azaz ante a hostilidade de parte da população e a indignação da coalizão opositora síria, que acusa o grupo jihadista de querer aumentar sua influência nas "áreas livres" do norte do país. Horas antes, a coalizão de oposição síria condenou em um comunicado as "agressões" do EIIL contra "as forças da revolução, assim como seu reiterado desprezo pela vida dos sírios".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação