Mundo

Presidentes iraniano e francês vão se encontrar na terça-feira na ONU

Organizada a pedido do presidente iraniano, a reunião será focada na crise síria e no programa nuclear de Teerã, segundo fontes próximas à presidência francesa

Agência France-Presse
postado em 20/09/2013 13:38
Paris - A presidência francesa anunciou nesta sexta-feira (20/9) a realização de uma reunião bilateral entre François Hollande e o presidente iraniano, Hassan Rohani, na próxima terça-feira em Nova York, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. Organizada a pedido do presidente iraniano, a reunião será focada na crise síria e no programa nuclear de Teerã, segundo fontes próximas à presidência francesa.

"O que desejamos é um compromisso pleno do Irã, bem como o de outros países, com a busca de uma verdadeira transição política na Síria", indicaram. Nesta sexta-feira (20), o ministério francês das Relações Exteriores disse que acredita que o Irã está muito envolvido com o regime sírio para ser um mediador confiável na crise da Síria.



"Não vejo como um país tão envolvido nesta crise ao lado de uma das partes, do regime sírio, possa ser um mediador que, por definição, deve ser neutro e ter posições equidistantes entre as partes em conflito", acrescentou. Em uma reportagem publicada na quinta-feira no site do jornal americano Washington Post, o presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que seu governo está "pronto para facilitar o diálogo" na Síria entre o regime e a oposição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação