Agência France-Presse
postado em 21/09/2013 18:05
Washington - A Casa Branca qualificou de "vil" o ataque que matou 39 pessoas neste sábado em um shopping de Nairobi, e prometeu ajudar o Quênia em seus esforços contra o terrorismo.
"Os Estados Unidos condenam, nos termos mais enérgicos, este vil ataque terrorista contra civis inocentes hoje no Westgate Shopping Mall em Nairóbi", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden.
"Os autores deste ato desumano devem ser levados à Justiça, e oferecemos nosso apoio total ao governo do Quênia para atingir este objetivo".
Segundo funcionários, há vários americanos entre os 150 feridos no ataque contra o shopping Westgate Mall, um dos mais luxuosos da capital queniana.
[SAIBAMAIS]Hayden prometeu "estar ao lado da população do Quênia em sua luta para enfrentar o terrorismo em todas as suas formas, o que inclui a ameaça representada pela ;Shebab;".
O ataque foi reivindicado pela milícia somali ;Shebab;, ligada à Al-Qaeda, como represália à intervenção das forças armadas do Quênia no sul da Somália, após o governo queniano "ignorar reiteradas advertências".
"Este ato covarde contra civis inocentes não abalará nossa determinação", afirmou Caitlin Hayden.