Mundo

Líderes se reúnem em assembleia da ONU; Dilma fazer discurso de abertura

No discurso de abertura, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que a comunidade internacional "deixe de estimular o derramamento de sangue"

postado em 24/09/2013 10:18
A presidente Dilma Rousseff abre nesta terça-feira (24/9) o debate da 68; Sessão da Assembleia Geral na Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo a tradição desde o primeiro encontro, que ocorreu em 1947. O evento reúne chefes de Estado e de Governo e representantes dos 193 Estados-membros. A sessão será presidida pelo embaixador John Ashe, de Antigua e Barbuda.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

No discurso de abertura, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que a comunidade internacional "deixe de estimular o derramamento de sangue". Ele também disse que espera a "adoção iminente" de uma resolução do Conselho de Segurança sobre o controle das armas químicas em posse de Damasco, após o compromisso alcançado por Estados Unidos e Rússia. "O governo do Síria deve cumprir imediatamente as obrigações assumidas no desarmamento de armas químicas", ressaltou.


Assista à abertura da assembleia ao vivo:

[VIDEO1]



Já o representante especial da ONU para a Somália, Nicholas Kay, pediu à comunidade internacional que intensifique a luta contra os insurgentes islamitas somalis shebab, que reivindicaram o ataque ao shopping Westgate de Nairóbi, no Quênia.

Em uma coletiva de imprensa em Genebra, Kay afirmou que o ataque ao centro comercial "não era uma surpresa". "Meu enfoque e o da ONU a respeito dos shebab na Somália é que é preciso intensificar nossas campanhas, do ponto de vista militar, e também político e prático. Devemos redobrar nossos esforços", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação