Agência France-Presse
postado em 24/09/2013 19:06
O líder da maioria democrata no Senado dos EUA, Harry Reid, anunciou nesta terça-feira (24/9) que a Câmara votará no mais tardar domingo um orçamento temporário para o governo federal, mas a votação não garante que seja evitado o fechamento dos serviços públicos a partir de 30 de setembro."Se utilizarmos todo o tempo previsto, terminaremos domingo", disse Reid durante coletiva de imprensa. Isso deixaria um dia para a Câmara de Deputados discutir o texto com as emendas feitas pelo Senado.
A Câmara, controlada pela oposição republicana, adotou na sexta-feira um projeto de orçamento temporário para financiar o Estado até 15 de dezembro, mas cortou os fundos para a reforma do sistema de saúde do presidente Barack Obama.
O Senado, controlado pelos democratas, introduzirá mudanças nessa medida: voltará a colocar dinheiro para a reforma da saúde e limitará o orçamento temporário ao dia 15 de novembro ao invés de 15 de dezembro.
Se um texto idêntico não for aprovado por ambas as câmaras, na terça-feira, quando o exercício fiscal de 2014 começar, milhares de funcionários públicos entrarão em férias coletivas, sem remuneração.