Publicidade

Estado de Minas

Alpinista francês encontra tesouro em geleira do Mont Blanc

O jovem alpinista, que deseja preservar o anonimato, descobriu uma caixa metálica quando caminhava pela geleira de Bossons


postado em 26/09/2013 08:37 / atualizado em 26/09/2013 08:54

Albertville - Um jovem alpinista francês descobriu em uma geleira do Mont Blanc várias joias, avaliadas em centenas de milhares de euros, provenientes possivelmente da colisão de um avião indiano há mais de cinquenta anos. As pedras preciosas, esmeraldas, safiras e rubis, foram entregues à gendarmaria de Bourg-Saint-Maurice (centro-leste) no início de setembro. O valor das joias, avaliadas por um joalheiro local, pode ir de 130.000 a 246.000 euros.

Imagem aérea (foto: Philippe Desmazes/AFP)
Imagem aérea (foto: Philippe Desmazes/AFP)


O jovem alpinista, que deseja preservar o anonimato, descobriu uma caixa metálica quando caminhava pela geleira de Bossons, em cujo interior estavam pequenos sacos de joias com a menção 'Made in India'. "É um jovem honesto que rapidamente entendeu que pertenciam a alguém morto na geleira", explicou à AFP Sylvain Merly, comandante da companhia da gendarmaria de Albertville.

Leia mais notícias em Mundo

Dois aviões indianos caíram no Mont Blanc em 1950 e 1966, deixando 58 e 117 mortos, respectivamente. Desde então, alpinistas encontram regularmente pedaços da cabine da aeronave, malas ou até mesmo restos mortais. "Se o proprietário não for encontrado, a lei prevê que podem ser devolvidas ao jovem alpinista", explicou o comandante Merly.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade