Agência France-Presse
postado em 26/09/2013 15:21
O secretário americano de Estado, John Kerry, e o chanceler chinês, Wang Yi, acordaram nesta quinta-feira (26/9) a necessidade de uma resposta positiva por parte do Irã à oferta do Ocidente nas novas negociações sobre a questão nuclear, declarou um funcionário americano."Tanto os Estados Unidos quanto a China acreditam que o Irã deve cooperar e responder positivamente à oferta sobre a mesa", declarou o funcionário aos repórteres sob condição de anonimato.
Kerry participará nesta quinta-feira (26/9) de uma das reuniões de mais alto nível entre Irã e Estados Unidos desde a Revolução de 1979, quando se sentar junto ao seu colega iraniano Mohammad Javad Zarif para participar de negociações sobre a questão nuclear, lideradas pelos cinco membros permamentes do Conselho de Segurança, além da Alemanha.
O grupo, denominado 5%2b1, realizou uma nova oferta ao Irã neste ano, antes da eleição de Rohani, sobre como superar o atual ponto morto em que se encontra a questão.
Acredita-se que a proposta inclua uma retirada das sanções internacionais que estão paralisando a economia iraniana em troca de uma desaceleração do controverso programa de enriquecimento de urânio do Irã.
Mas o governo do Irã ainda deve responder de forma clara à proposta.
Kerry e Wang conversaram pouco antes da reunião histórica das potências globais tentando controlar o suspeito programa nuclear iraniano.
O novo presidente do país, Hassan Rohani, considerado um moderado na política iraniana, realizou aberturas em direção ao Ocidente após tomar o poder, em junho.