Mundo

Barack Obama e Hassan Rohani participam de telefonema histórico

Foi a primeira comunicação direta entre líderes das duas nações desde a Revolução islâmica de 1979.

Agência France-Presse
postado em 27/09/2013 17:41
O presidente Barack Obama e seu colega iraniano, Hassan Rohani, conversaram por telefone nesta sexta-feira (27/9) em uma primeira e histórica comunicação direta entre líderes das duas nações desde a Revolução islâmica de 1979.

"Há alguns minutos, falei por telefone com o presidente Rohani da República Islâmica do Irã. Falamos sobre os esforços em curso para alcançar um acordo sobre o programa nuclear iraniano", afirmou Obama em pronunciamento pela televisão.



"Estamos conscientes de todos os desafios pela frente. O simples fato de ter sido a primeira comunicação entre um presidente americano e um iraniano desde 1979 ressalta a profunda desconfiança que existe entre os nossos países, mas também indica a perspectiva de superar essa história difícil. Acredito que há base para uma resolução", acrescentou.

Obama disse que manifestou a Rohani sua certeza de que uma "resolução" é possível sobre a disputa em torno da atividade nuclear do Irã. Os ocidentais temem que o programa esteja destinado a produzir armas, o que Teerã nega.

O presidente iraniano confirmou a teleconferência, e o gabinete de Rohani ratificou a chamada em sua conta no Twitter. "Em conversa por telefone, o presidente Rohani e o presidente @BarackObama expressaram sua vontade política mútua de resolver rapidamente o tema nuclear", afirma o tuíte.

Em outro tuíte, que parafraseava Rohani, podia-se ler "expresso minha gratidão por sua #hospitalidade e seu telefonema. Que você tenha um bom dia, presidente".

Obama chegou a se desculpar pelo tráfego em Nova York, segundo um tuíte de Rohani, um sinal claro do novo tom que marcam as conversas entre os dois países inimigos durante muito tempo.

Pouco depois da confirmação da conversa, fontes americanas revelaram que Rohani informou as autoridades dos EUA que gostaria de falar com o presidente Obama antes de sair de Nova York, o que levou ao histórico telefonema.

Um funcionário do alto escalão, que pediu para não ser identificado, disse que o Irã informou Washington nesta sexta pela manhã que gostaria de falar por telefone com Obama antes de deixar a Assembleia Geral da ONU.

O telefonema aconteceu depois das conversas bilaterais, na véspera, entre o secretário de Estado americano, John Kerry, e o chanceler iraniano, Javad Zarif, na ONU, à margem de discussões mais amplas sobre o programa nuclear entre Irã e as grandes potências ocidentais.

Em entrevista coletiva, o presidente Rohani afirmou que o Irã apresentará um plano, nas conversas em Genebra no próximo mês, para resolver as preocupações com seu programa nuclear. Ele prometeu ainda não se desviar das promessas feitas ao Ocidente.

"O Irã vai preparar um plano e vai apresentá-lo em Genebra. Esperamos que sirva como um passo mais eficaz para resolver o tema nuclear", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação