Agência France-Presse
postado em 29/09/2013 11:11
Viena - Os austríacos votam neste domingo para renovar seu Parlamento em eleições legislativas que devem manter no poder a coalizão formada pelos social-democratas e conservadores.Os colégios eleitorais abriram às 04h00 GMT (01h00 no horários de Brasília) para que os cerca de 6,4 milhões de eleitores escolham os 183 membros do Conselho Nacional, a Câmara Baixa do Parlamento. As primeiras estimativas serão divulgadas às 12h30 GMT, e os resultados preliminares às 17h30 GMT, meia hora após o fechamento das urnas.
Afetados por escândalos de corrupção, os social-democratas do SP; e os conservadores do ;VP, que compartilham o poder desde 2008, podem ser obrigados a buscar um terceiro parceiro no governo, pela primeira vez na história do país.
Muitos eleitores, em busca de uma mudança, podem optar pelo Partido da Liberdade, de extrema-direita, pelos Verdes, ou por pequenos grupos como o Nova Áustria (NEOS).
O SP; e o ;VP, liderados respectivamente pelo chanceler Werner Faymann e pelo ministro das Relações Exteriores Michael Spindelegger, dominam a política austríaca desde 1945, muitas vezes em uma "grande coalizão".
A campanha eleitoral se focou na questão dos impostos, aposentadorias e no desemprego, apesar de o país ter a menor taxa de desemprego da União Europeia, com 4,8%. A ascensão da extrema-direita também pode ser um problema para o governo de coalizão. No entanto, é improvável que obtenha um lugar na coalizão, após os protestos que se seguiram a sua entrada no governo, em 2000.