Mundo

Quase 50 pessoas são mortas em série de atentados no Iraque neste domingo

Ao sul da capital, ao menos 27 pessoas morreram e 32 ficaram feridas em um atentado suicida contra a mesquita xiita de Mussayib

Agência France-Presse
postado em 29/09/2013 14:47
Bagdá - Ao menos 47 pessoas morreram neste domingo no Iraque em uma série de atentados, incluindo contra uma mesquita ao sul de Bagdá e a sede dos serviços de segurança no Curdistão. Com essas novas vítimas, chega a 800 o número de mortos em um mês.

Ao sul da capital, ao menos 27 pessoas morreram e 32 ficaram feridas em um atentado suicida contra a mesquita xiita de Mussayib, no momento em que era realizado um funeral.

Nos últimos dias, uma série de atentados contra funerais xiitas e sunitas aumentando os temores de um conflito religioso. Quatorze pessoas morreram em outros atentados em Bagdá, Mosul, Kirkuk e Baquba, segundo fontes da segurança.

E ao menos seis morreram durante um ataque a uma sede dos serviços de segurança em Erbil, na província autônoma do Curdistão iraquiano, de acordo com o ministério curdo do Interior. É a primeira vez em anos que um ataque acontece em Erbil.

[SAIBAMAIS]

Os suicidas acionaram seus explosivos contra guardas na entrada do edifício, enquanto uma ambulância dirigida pelo grupo armado tentava forçar a entrada do local.

Cerca de 800 pessoas morreram em meio à violência no Iraque desde o início do mês, e mais de 4.600 desde o início do ano, segundo um balanço estabelecido a partir de dados oficiais.

No final de agosto, a missão da ONU no Iraque divulgou que cinco mil civis foram mortos e outros 12 mil ficaram feridos desde o começo de 2013 no país, confirmando índices de violência próximos aos registrados há cinco anos.

Leia mais notícias em Mundo

Especialistas e diplomatas pediram ao governo iraquiano, controlado pelos xiitas, que aceite aplicar reformas para aplacar a ira dos sunitas, que acusam Bagdá de concentração de poder e de realizar detenções arbitrárias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação