Mundo

Yosemite fechado em seu 123º aniversário por paralisia do Estado

Ironicamente, o aniversário do parque foi celebrado pelo site de buscas Google, que criou um 'doodle' (ícone comemorativo) em sua página principal

Agência France-Presse
postado em 01/10/2013 20:01
Los Angeles - O Parque Nacional de Yosemite, uma das belezas naturais mais expressivas da Califórnia (oeste dos EUA) e destino de milhões de turistas por ano, estava fechado esta terça-feira (1;/10) em seu 123; aniversário, devido à paralisia parcial dos serviços públicos federais nos Estados Unidos.

Ironicamente, o aniversário do parque foi celebrado pelo site de buscas Google, que criou um ;doodle; (ícone comemorativo) em sua página principal, visível apenas no site americano, onde aparecem antigos escudos de Yosemite.

[SAIBAMAIS]Estes "Google Doodle" geralmente levam a informações sobre a instituição, personalidade ou evento comemorativo. Mas desta vez o Google dirigiu o usuário às notas de imprensa que informavam sobre o fechamento do Yosemite devido à suspensão parcial esta terça-feira dos serviços públicos federais, após a negativa do Congresso de aprovar o orçamento nacional.

Na página do próprio parque na internet, situado no centro da Califórnia, se incorporou também esta advertência aos turistas: "devido à paralisia (parcial) do governo federa, todos os parques nacionais estão fechados e as páginas web do Serviço Nacional de Parques não estão operando".

leia mais notícias em Economia

"Quem pretende ir, nem que seja para uma visita de um dia, encontrará as portas fechadas", disse o porta-voz do Serviço Nacional de Parques, Mike Litterst, ao jornal local Los Angeles Times.

A empresa que opera mais de 1.000 alojamentos no parque, a DNC Parks and Resorts at Yosemite, advertia turistas sobre o fechamento, após dar até 48 horas a seus hóspedes atuais para deixar suas instalações.

Os porta-vozes do parque não atenderam telefones ou responderam e-mails. Um correio eletrônico automático da porta-voz Kari Cobb respondia assim as solicitações de comentários: "devido à paralisia (parcial) do governo federal, estou de licença forçada. Não posso revisar minha caixa de correio eletrônico até que o governo reabra".

Yosemite, situado 320 km ao leste de San Francisco, recebe cerca de dois milhões de turistas ao ano. No final de agosto, dois de seus acessos ficaram fechados devido a um incêndio gigantesco no extremo noroeste, mas suas instalações permaneceram abertas aos turistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação