Mundo

Conselho de Segurança da ONU exigirá melhor acesso humanitário na Síria

Uma declaração unânime deve ser adotada formalmente ainda nesta quarta-feira (2/10)

Agência France-Presse
postado em 02/10/2013 13:04
Nova York - Os 15 países membros do Conselho de Segurança da ONU chegaram a um acordo nesta quarta-feira (2/10) para exigir de Damasco um melhor acesso humanitário na Síria, informaram fontes diplomáticas. Uma declaração unânime deve ser adotada formalmente ainda nesta quarta-feira (2).

[SAIBAMAIS]O texto demandará às autoridades sírias "a adoção imediata da medidas" para retirar os obstáculos à entrega de ajuda, assim como a autorização para a entrada de comboios com ajuda da ONU que chegam às fronteiras sírias com países vizinhos. Algumas ONGs utilizam estas rotas, sobretudo através da Turquia, mas não os comboios da ONU.



A Rússia, aliada do regime do presidente Bashar Al-Assad, havia manifestado dúvidas sobre o acesso pelas fronteira, já que a ajuda chegaria diretamente a zonas controladas pela oposição, nas regiões leste e norte do país. Mas, segundo diplomatas, Moscou não expressou oposição a esta declaração. "É um êxito para o acesso humanitário", disse uma fonte diplomática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação