Agência France-Presse
postado em 02/10/2013 20:56
A United Technologies (UTC), empresa terceirizada contratada pelo Pentágono, anunciou nesta quarta-feira (2/10) que dará licença não remunerada a milhares de funcionários, se não for resolvida a paralisia do governo.A companhia inclui o fabricante de motores de aviões Pratt and Whitney e o construtor de helicópteros Sikorsky. A expectativa é que pelo menos dois mil empregados da Sikorsky sejam colocados sob licença não-remunerada a partir de 7 de outubro.
A empresa informou que suas operações podem ser paralisadas devido ao fechamento da Agência de Gestão de Contratos de Defesa (DCMA). "Sem os inspetores da DCMA, que foram considerados funcionários públicos não essenciais, certos trabalhos de Defesa devem ser interrompidos", explicou a companhia.
Se a paralisia parcial do governo continuar na próxima semana, Pratt and Whiteney e outra divisão da companhia também serão afetadas, com outros dois mil funcionários suspensos.
Pode chegar a cinco mil o total de empregados postos em licença não remunerada, se o bloqueio orçamentário continuar no mês que vem, acrescentou a UTC.
Nesta quarta-feira (2/10), o presidente Barack Obama pediu aos líderes congressistas republicanos e democratas que cheguem a um acordo sobre o orçamento e sobre o teto da dívida do país.