Mundo

Merkel negocia com rivais sociais-democratas para formar governo

Angela Merkel deve buscar um novo aliado porque o Partido Liberal (FDP) com o qual governava desde 2009 ficou fora do Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento) devido a resultados muito baixos

Agência France-Presse
postado em 04/10/2013 10:28
Berlim - Quase duas semanas depois da vitória nas eleições legislativas alemãs, a chanceler Angela Merkel inicia nesta sexta-feira (4/10) as primeiras discussões com os rivais sociais-democratas para tentar formar um governo de grande coalizão.

Angela Merkel  chega com os líderes partidários para negociações com políticos alemães
Apesar da vitória pessoal de Merkel nas eleições de 22 de setembro, os conservadores da União Democrata Cristã (CDU) e deu braço bávaro CSU (41,5% dos votos) não conseguiram alcançar a maioria absoluta por cinco assentos, razão pela qual precisam pactar uma aliança de governo.



Angela Merkel deve buscar um novo aliado porque o Partido Liberal (FDP) com o qual governava desde 2009 ficou fora do Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento) devido a resultados muito baixos. A chefe de governo representará seu campo, enquanto os sociais-democratas estarão representados por seu chefe de partido, Sigmar Gabriel, e por Peer Steinbruck, candidato derrotado por Merkel nas eleições legislativas.

Os alemães são a favor de uma "grande coalizão" com os sociais-democratas, segundo as pesquisas. O partido de Merkel também iniciará na próxima quinta-feira negociações com os Verdes, afirmou o secretário-geral da CDU, Hermann Grohe. Os dois movimentos já tiveram um primeiro contato na semana passada. Em caso de fracasso das discussões, podem ocorrer novas eleições. No entanto, esta perspectiva é pouco provável.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação