Agência France-Presse
postado em 04/10/2013 13:07
Paris - Quinze homens atacaram nesta sexta-feira (4/10) uma joalheria e relojoaria de luxo na famosa rua da Paz, em pleno centro de Paris, e roubaram 20 relógios de grande valor antes de fugir a pé. Segundo a polícia, dois deles, originários de países do leste europeu, foram detidos.O espetacular assalto ocorreu na esquina da rua da Paz e da praça Vandome, mundialmente conhecida por abrigar muitas joalherias e relojoarias de luxo e situada a 200 metros do ministério da Justiça. Dois homens elegantemente vestidos entraram na loja da empresa Vacheron Constantin, cuja porta conta com duas câmeras de vigilância. Mantiveram a porta aberta permitindo, assim, a passagem de seis cúmplices armados e equipados com clavas e machados.
Os criminosos quebraram as vitrines de mostruário da loja e roubaram 20 relógios de alto valor. Um relógio desta marca pode custar centenas de milhares de euros. Ainda não se sabe o valor exato dos objetos roubados, mas, segundo a polícia, trata-se de "um montante muito grande". Durante o ataque, outros seis cúmplices vigiavam a entrada e depois dele lançaram bombas de fumaça para acobertar sua fuga a pé.
Segundo o delegado de polícia Francis Vincenti, este assalto tem uma nova forma de operar, já que é muito raro que neste tipo de roubo tantas pessoas estejam envolvidas, como também (é raro) que os assaltantes fujam a pé em um bairro que está repleto de câmeras de vigilância.