Mundo

Temporada dos Prêmios Nobel começa com suspense em Estocolmo

O Comitê Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo anunciará na segunda-feira (7/10) os nomes dos premiados em ciências médicas

Agência France-Presse
postado em 04/10/2013 17:56
A temporada dos prêmios Nobel começa nesta segunda-feira (7/10), com o anúncio do de Medicina e muitas especulações em torno do da Paz, para o qual especialistas apostam na jovem paquistanesa Malala, em ativistas dos direitos humanos russos e bielorrussos ou nos artífices do processo de paz na Colômbia.

Na segunda-feira às 11h30 (06h30 de Brasília), o Comitê Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo anunciará o nome ou os nomes dos premiados em ciências médicas.



Mas 2013 não foge à regra, e os prêmios de Literatura e da Paz são os que atraem mais as atenções.

Pelo menos 259 candidaturas -um recorde- foram apresentadas ao Prêmio da Paz. Essas não são anunciadas pelo Instituto Nobel norueguês, o que permite a especialistas e fãs apostarem em um possível agraciado antes do anúncio oficial, em 11 de outubro.

O diretor do Instituto de Pesquisa para a Paz de Oslo (PRIO), Kristian Berg Harpviken, colocou Malala no primeiro lugar de sua lista.

Harpviken, que nunca conseguiu acertar o vencedor, considera que esta jovem, vítima em 2012 de um atentado dos talibãs por ter defendido a educação das meninas, é "um símbolo do direito das crianças à educação e à segurança, assim como do combate ao extremismo e à opressão".

No entanto, outros consideram que o prêmio seria uma distinção pesada demais para os seus 16 anos de idade, o que faria dela a premiada mais jovem da história do Nobel.

Segundo o diretor do Instituto de Pesquisa de Estocolmo para a Paz Internacional (SIPRI, por suas siglas em inglês), Tilman Brück, citado pela agência norueguesa NTB, o prêmio pode ser concedido aos promotores das negociações entre a guerrilha das Farc e o governo da Colômbia ou aos reformistas do regime birmanês.

Asle Sveen, um historiador especializado, acredita que o médico congolês Denis Mukwege pode surpreender por sua ajuda às mulheres violentadas.

Entre os outros "candidatos" estão as russas Liudmila Alexeeva, Svetlana Ganushkina e Lilia Shibanova, a ONG Memorial e o militante bielorrusso Ales Beliatski, atualmente na prisão, por denunciarem a repressão e as violações dos direitos e das liberdades na Rússia e em Belarus.

O prêmio de literatura também é alvo de várias especulações. Os especialistas consultados em Estocolmo acreditam que ficará com a bielorrussa Svetlana Alexievich, apesar de ela ter sido esquecida pelos sites de apostas online, que às vezes acertam na mosca.

Entre os apostadores, o site Ladbrokes considera que o japonês Haruki Murakami ganhará, superando a americana Joyce Carol Oates.

"Estou convencido de que este ano será uma mulher", declarou em troca à AFP Bj;rn Wiman, chefe de redação das páginas culturais do conhecido jornal Dagens Nyheter.

Entre os nomes que circulam está o da autora canadense de contos Alice Munro, representante de um gênero que nunca foi recompensado com o Nobel; a argelina Assia Djebar; e o americano Philip Roth, ambos romancistas, e o poeta sul-coreano Ko Un.

Seguindo a tradição, e ao contrário de outras premiações, a data do anúncio do Prêmio Nobel de Literatura só é revelada alguns dias antes. Em geral, isso acontece em uma quinta-feira. Portanto, poderá ser no dia 10 de outubro.

O prêmio de Física, que será anunciado na terça-feira, dia 8, pode recompensar a descoberta de uma nova partícula fundamental que pode ser o bóson de Higgs.

Mas, "em geral, o Nobel de Física é concedido a um teórico ou a teóricos depois de confirmada experimentalmente sua previsão", explicou à AFP o físico francês da Comissão de Energia Atômica (CEA) Etienne Klein.

Os nomes dos agraciados com o prêmio de Química serão revelados na quarta-feira, 11 de outubro.

O prêmio de Economia, quase sempre atribuído a americanos, é o último a ser anunciado, na segunda-feira, 14 de outubro.

O valor da premiação foi fixado em 2012 em 8 milhões de coroas (1,260 milhão de dólares, 925.200 euros).

Os premiados receberão seus prêmios durante cerimônias oficiais em Estocolmo e Oslo no dia 10 de dezembro, no aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel, em 1896.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação