Agência France-Presse
postado em 04/10/2013 19:06
O ensino do árabe nas nações sul-americanas e do espanhol e português em países árabes foi considerado uma meta nesta sexta-feira (4/10) em Lima pelos ministros da Educação de ambos os blocos, como uma forma de aproximar ambas as regiões.A decisão foi adotada na II Reunião de ministros da Educação da América do Sul e dos Países Árabes (ASPA), que em seus dois primeiros dias, quarta e quinta-feira, foi realizada por especialistas em educação.
No dia final do encontro, que teve a participação de ministros árabes e sul-americanos, foi aprovada a proposta de promover a aprendizagem dos três idiomas por meio da criação de centros de estudos, informou a ministra da Educação do Peru, Patricia Salas.
A secretária-geral adjunta da Liga dos Estados Árabes, Faeqa Alsaleh, destacou a importância deste acordo ao ressaltar que com o ensino dos idiomas, as distâncias geográficas serão encurtadas.
"Temos semelhanças em questões culturais com as nações sul-americanas e queremos ter uma ligação maior por meio do idioma", ressaltou a representante árabe.
A ideia é criar centros de estudos para o ensino dos idiomas nas universidades em uma primeira etapa.
Os ministros estabeleceram também a criação da Rede Educativa e Científica conjunta do bloco ASPA para a troca de informações em temas de educação.