Mundo

Grã-Bretanha e Irã nomearão encarregados de negócios para reconstruir laços

As tarefas dos dois diplomatas "ncluirão dar passos provisórios no processo para reabrir eventualmente as duas embaixadas"

Agência France-Presse
postado em 08/10/2013 12:40
Londres - Grã-Bretanha e Irã nomearão encarregados de negócios para reconstruir suas relações diplomáticas, praticamente inexistentes desde 2011, anunciou em Londres o secretário do Foreign Office britânico, William Hague. O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, "e eu decidimos que os dois países nomearão um encarregado de negócios não residente responsável por construir relações", disse Hague no Parlamento.

[SAIBAMAIS]As tarefas dos dois diplomatas "incluirão dar passos provisórios no processo para reabrir eventualmente as duas embaixadas", explicou. O chanceler britânico se reuniu em setembro com seu colega iraniano durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, e conversou com ele por telefone na segunda-feira.



O Reino Unido retirou seus diplomatas e fechou a embaixada em Teerã após o ataque de novembro de 2011 contra suas instalações diplomáticas realizado por várias centenas de milicianos islamitas, depois do anúncio de novas sanções de Londres contra Teerã por seu programa nuclear. A embaixada do Irã em Londres também foi fechada, mas os dois países não romperam oficialmente suas relações. Omã representa os interesses iranianos no Reino Unido, e a Suécia os britânicos no Irã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação