Mundo

Presidente colombiano propõe às Farc acelerar processo de paz

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que atualmente têm 8 mil combatentes, negociam com o governo Santos o fim do conflito armado de quase 50 anos.

Agência France-Presse
postado em 08/10/2013 20:28
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, propôs nesta terça-feira (8/10) à guerrilha das Farc a aceleração das negociações de paz realizadas em Cuba, que completam um ano em 18 de novembro.

"Hoje, volto a dizer às Farc: vamos acelerar este processo", afirmou Santos durante um ato público em San Carlos, departamento de Antioquia, no noroeste do país. "Necessitamos avançar, necessitamos chegar a acordos, não podemos seguir adiando indefinidamente as decisões, as determinações", disse Santos, após assegurar que tem "vontade total" para obter um acordo.

Santos recordou que no próximo dia 18 de novembro completa um ano do início do processo de paz, e manifestou sua confiança de que até esta data "possamos mostrar ao povo colombiano que estamos avançando; é importante para o bem do processo".

"O pior inimigo do processo é o ceticismo, a falta de legitimidade, a ausência de credibilidade". "Ultimamente, tenho dito às Farc por intermédio dos negociadores oficiais que "é preciso acelerar porque o povo está começando a duvidar do processo".



As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que atualmente têm 8 mil combatentes, negociam com o governo Santos o fim do conflito armado de quase 50 anos.

Os negociadores em Havana obtiveram consenso parcial sobre desenvolvimento agrário, o primeiro dos cinco pontos, e no momento discutem o segundo, participação política. Estão pendentes drogas ilícitas, vítimas do conflito e desarmamento.

As negociações se realizam sem um cessar-fogo entre as partes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação