Mundo

Ex-presidente paquistanês Pervez Musharraf é libertado sob fiança

A Suprema Corte concedeu liberdade sob fiança ao ex-presidente Musharraf no caso do chefe rebelde Akbar Bugti, que morreu em uma operação militar em 2006

Agência France-Presse
postado em 09/10/2013 09:45
Islamabad - A Justiça paquistanesa concedeu nesta quarta-feira (9/10) a liberdade sob fiança ao ex-presidente Pervez Musharraf, há vários meses sob prisão domiciliar, anunciaram os advogados. "A Suprema Corte concedeu liberdade sob fiança ao ex-presidente Musharraf no caso do chefe rebelde Akbar Bugti", que morreu em uma operação militar em 2006, quando Musharraf estava no poder, anunciaram os advogados em um comunicado.

Musharraf viveu uma prisão domiciliar de luxo na mansão dele nos arredores de Islamabad
É o único caso pelo qual Musharraf, de 70 anos, seguia em prisão domiciliar. O ex-presidente, no poder de 1999 a 2008, retornou ao Paquistão no fim de março após vários anos no exílio, com a esperança de participar nas eleições legislativas.



Mas a Justiça reabriu os processos pendentes de seus anos no poder e o acusou de ter assassinado em 2006 Akbar Bugti, chefe rebelde da província do Baluquistão (sudoeste), e a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto no ano seguinte, entre outros casos. Musharraf viveu uma prisão domiciliar de luxo em sua mansão nos arredores de Islamabad, onde escrevia suas memórias, e comia apenas o que seu chef cozinhava, por medo de ser envenenado.

Cerca de 300 policiais, paramilitares, soldados, francoatiradores e forças antiterroristas estiveram mobilizados ao redor do edifício para proteger o preso Musharraf.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação