Agência France-Presse
postado em 09/10/2013 18:49
Hanói - A alfândega vietnamita apreendeu mais de duas toneladas de presas de elefante escondidas em contêineres destinados à China, enquanto a alfândega do Quênia capturou quatro toneladas de marfim, informou a imprensa local nesta quarta-feira (9/10).As presas apreendidas no Vietnã foram encontradas em um contêiner transportado até a cidade portuária de Haiphong (nordeste), procedente da Malásia, que devia seguir por terra até a China, indicou o jornal Tuoi Tre.
Enquanto isso, a alfândega do Quênia apreendeu cerca de quatro toneladas de marfim em duas cargas ilegais diferentes, como um novo sinal de aumento nos últimos tempos da caça de elefantes na África. Estes carregamentos destinavam-se à Turquia.
Leia mais notícias em Mundo
A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção (Cites) proibiu o comércio internacional de marfim em 1989, ainda quando autorizou, a partir de 1997, aos países do sul da África proceder a vendas esporádicas.
Mais de 25 mil elefantes foram sacrificados no ano passado, segundo estimativas da Cites. A Ásia, sobretudo China e Japão, é um dos maiores mercados do planeta para a venda ilegal do marfim, segundo os especialistas.