Mundo

Irã transferiu principal centro de pesquisa nuclear militar, diz oposição

Segundo o opositor, que já revelou no passado dados sobre o programa nuclear iraniano, a SPND, que se encontrava em um recinto do ministério iraniano da Defesa

Agência France-Presse
postado em 10/10/2013 14:59
A oposição iraniana no exílio afirmou nesta quinta-feira (10/10) que o centro de pesquisa nuclear destinado a dotar o Irã de uma bomba nuclear foi transferido a fim de enganar a comunidade internacional.

"Para dissimular suas atividades nucleares, o regime iraniano realiza atualmente uma vasta operação de transferência da Organização de Investigação para a Nova Defesa (SPND), onde são realizadas as principais operações de pesquisa e planejamento do projeto nuclear militar" do país, sustentou em uma coletiva de imprensa em Paris Mehdi Abrichamtchi, um dos líderes do Conselho Nacional da Resistência Iraniana, mais conhecido pelo nome de Mujahedines do Povo.

Segundo o opositor, que já revelou no passado dados sobre o programa nuclear iraniano, a SPND, que se encontrava em um recinto do ministério iraniano da Defesa, no leste de Teerã, foi transferida a outras instalações situadas a três quilômetros de distância.

"A transferência começou no início de setembro e ainda não terminou, mas o essencial da transferência já ocorreu. Informamos sobre isso ontem (quarta-feira) à AIEA" (a Agência Internacional de Energia Atômica), acrescentou Abrichamtchi.



As antigas instalações conservam atividades que podem ser consideradas de dupla utilização, civil ou militar, para dar uma aparência de normalidade. Nas novas se concentram as atividades puramente militares, explicou o opositor.

Com isso, "em caso de inspeção, as autoridades sustentarão que os relatórios recebidos pela AIEA eram incorretos", acrescentou.

Estas declarações são feitas uma semana antes da retomada em Genebra das negociações sobre o programa nuclear iraniano entre o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha) e o Irã, que sempre negou que seu programa nuclear tenta objetivos militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação