Mundo

Vietnã faz última homenagem ao general Giap que será enterrado no domingo

Desde sua morte na sexta-feira passada, aos 102 anos, milhares de pessoas passaram diante da casa de Vo Nguyen Giap, segundo personagem mais amado do Partido Comunista vietnamita, depois de seu fundador, Ho Chi Minh

Agência France-Presse
postado em 11/10/2013 13:07
Hanói - O Vietnã se prepara para prestar sua última homenagem ao general Giap, o último herói comunista e gênio militar que será enterrado no domingo. Desde sua morte na sexta-feira passada, aos 102 anos, milhares de pessoas passaram diante da casa de Vo Nguyen Giap, segundo personagem mais amado do Partido Comunista vietnamita, depois de seu fundador, Ho Chi Minh. Giap será enterrado no domingo em Quang Binh (centro), sua província natal, em um funeral de Estado que contará com a presença de dirigentes do regime comunista.

[SAIBAMAIS]Todos os shows estão cancelados, os parques fechados e os programas de tv e rádio foram substituídos por documentários e música patriótica em homenagem ao falecido. Soldado autodidata, Giap foi fundador do Exército do Povo do Vietnã, cujas táticas de guerrilha inspiraram combatentes anticolonização em todo o mundo. Considerado um dos estrategistas militares mais importantes da história, o soldado autodidata conseguiu derrotar com suas táticas tanto franceses como americanos.



A derrota imposta às tropas colonialistas francesas em Dien Bien Phu (noroeste), em 1954, foi a base para a independência do Vietnã e o fim do domínio francês na Indochina. Nos 20 anos posteriores, este filho de camponês, estudioso e com domínio perfeito do francês, continuou comandando as tropas durante a guerra do Vietnã contra os americanos e seus aliados do Vietnã do Sul, até a tomada de Saigon, em 30 de abril de 1975.

Apesar dos êxitos militares, sua carreira política não prosperou durante o regime comunista. Em 1975 não era mais comandante do Exército do comunista Vietnã do Norte. Após um conflito aberto com o número um do regime, Le Duan, foi afastado aos poucos do podeR. Em 1982 deixou o gabinete político do partido. Giap manteve o cargo de vice-primeiro-ministro, mas estava no comando das Ciências Tecnológicas e do Planejamento Familiar. Finalmente se afastou do comitê central do partido em 1991.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação