Agência France-Presse
postado em 11/10/2013 21:10
O secretário de Estado americano, John Kerry, e o presidente afegão, Hamid Karzai, aproximaram suas posições nesta sexta-feira, em Cabul, para tentar chegar a um acordo sobre a presença militar americana no Afeganistão, depois da retirada de 2014.Kerry, que chegou nesta sexta (11/10) à tarde a Cabul, em uma visita surpresa, conversou e jantou com Karzai no Palácio Presidencial. O encontro durou cerca de três horas.
"As duas partes reconheceram francamente suas diferenças, mas o tom da conversa foi construtivo", disse uma fonte do Departamento de Estado.
Há quase um ano, os EUA negociam com Karzai um acordo bilateral de segurança antes de definir as modalidades da manutenção de um contingente americano no Afeganistão depois do fim da missão das forças da Otan em 2014.
O presidente afegão mostrou vários sinais de insatisfação, nos últimos meses, a respeito do conteúdo dessas discussões.
Os funcionários do Departamento de Estado reconhecem que as conversas iniciadas há meses são "complexas". Nesta sexta-feira ao anoitecer, um deles afirmou, porém, que "as diferenças se reduziram em uma grande maioria de questões em suspenso".