Jornal Correio Braziliense

Mundo

Explosões em fábrica de fogos de artifício matam ao menos 21 no Vietnã

O acidente em uma zona militar chamada Z121 forçou a evacuação de 200 pessoas e investigação foi aberta para determinar as causas do acidente



O acidente, que ocorreu na manhã deste sábado em uma zona militar chamada Z121, a 120 km de Hanoi, forçou a evacuação de 2000 pessoas, segundo a polícia. Os hospitais locais receberam muitas vítimas, algumas com queimaduras de terceiro grau. Os casos mais graves foram levados a um hospital especializado em queimaduras nos arredores de Hanoi. "Não pude reconhecer a minha filha, ficou queimada da cabeça aos pés", declarou uma mulher à imprensa oficial. "Ela estava grávida, não conseguiu fugir suficientemente rápido do local da explosão".

Imagens publicadas em blogs vietnamitas mostravam veículos queimados, casas próximas ao local do incidente com o telhado arrancado e janelas quebradas pela explosão. "O incêndio já está controlado", disse à AFP um funcionário da polícia da província de Phu Tho. Ele acrescentou que uma investigação foi aberta para determinar as causas do acidente. "A primeira explosão ocorreu às 07h55 locais e depois ocorreram explosões contínuas durante várias horas", relatou Phi Xuan Trung, autoridade do município de Khai Xuan, ao jornal on-line VNExpress. "Sentimos um forte cheiro de pólvora, o chão tremeu em vários quilômetros", acrescentou.

Os moradores do distrito de Thanh Ba, na província de Phu Tho, onde a fábrica está situada, sentiram o chão tremer de forma repetida. "Depois da primeira explosão, minha casa ficou balançando", afirmou a testemunha Nguyen Nhu Quynh ao VNExpress.

Através de alto-falantes, as pessoas que moravam em um raio de 15 quilômetros do complexo foram convocadas a abandonar o local, indicou uma testemunha à AFP.

Um morador local declarou à AFP que a população fugiu à cidade de Viet Tri, a 40 quilômetros de distância."Recebemos alertas das autoridades de que podem ocorrer novas explosões que seriam muito destrutivas", declarou, sem se identificar.