Jornal Correio Braziliense

Mundo

Funeral do nazista ex-capitão da SS Erich Priebke irá ocorrer em Roma

A cerimônia irá ocorrer na terça-feira (15/10) em uma das igrejas da capital italiana



O massacre das Fossas Ardeatinas foi decidido em represália por um atentado realizado por resistentes romanos contra uma unidade da SS. O advogado havia anunciado na sexta-feira que o criminoso de guerra nazista seria enterrado junto a sua esposa em Bariloche, no sul da Argentina, onde se refugiou depois da guerra. Mas o governo argentino anunciou imediatamente que se negava a receber em seu território o corpo do criminoso nazista.

Durante seu julgamento, Priebke não expressou nenhum remorso. Em primeira instância, em agosto de 1996, afirmou ter sido forçado a participar do massacre "porque a ordem veio diretamente de Hitler, em Berlim". E ante a Corte de Apelação do tribunal militar de Roma, em março de 1998, justificou novamente: "Minha morte não teria permitido salvar estes inocentes. Este episódio me perseguiu por toda a minha vida, mas nunca quis mudar minha dignidade por uma exibição pública de arrependimento".

Detido na Argentina em maio de 1994 e extraditado à Itália, em novembro de 1995 se defendeu assegurando que não era responsável. "Sou inocente", clamou, culpando os resistentes italianos.