Mundo

Protesto anti-separatista reúne milhares de pessoas em Barcelona

Manifestantes ocuparam a Praça Catalunha sob os slogans "somos 47 milhões" de espanhóis e "temos o mesmo coração"

Agência France-Presse
postado em 12/10/2013 16:17
Manifestantes ocuparam a Praça Catalunha sob os slogans
Barcelona - Milhares de pessoas protestaram neste sábado (12/10) em Barcelona pela unidade da Espanha, em resposta ao enorme protesto dos separatistas realizado em 11 de setembro passado. Em torno de uma bandeira de 100 metros metade espanhola e metade catalã, os manifestantes ocuparam a Praça Catalunha sob os slogans "somos 47 milhões" de espanhóis e "temos o mesmo coração".

Segundo a prefeitura, o protesto reuniu 30 mil manifestantes, mas a organização do evento - "Somos Catalunha, somos Espanha" - afirma que foram 160 mil. A manifestação foi apoiada pelo conservador Partido Popular, no poder. "A maioria silenciosa quebrou o silêncio. A multidão separatista não é a única imagem da Catalunha", afirmou a presidente do PP da Catalunha, Alicia Sánchez-Camacho.



"Vivemos em um momento de crise e hoje, mais do que nunca, é preciso união, espírito de equipe, para sairmos desta juntos", destacou um manifesto lido por vários atletas espanhóis. A manifestação foi uma resposta ao ato do 11 de Setembro, declarado Dia da Catalunha, quando os separatistas formaram uma gigantesca corrente humana, com milhares de pessoas, ligando o norte ao sul desta importante região da Espanha.

Neste sábado (12/10), numerosos manifestantes assinalaram sua preocupação com a radicalização do separatismo e com uma Catalunha independente fora da União Europeia. A Catalunha vive um forte impulso separatista, exacerbado no momento pela crise econômica que afeta a Espanha.

O presidente nacionalista de Catalunha, Artur Mas, está em conflito declarado com o governo conservador de Mariano Rajoy desde a rejeição do "pacto fiscal", em setembro de 2012, que daria maior autonomia financeira a esta rica região do país, mas que também é muito endividada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação