Mundo

Grande operação de evacuação na Índia limita vítimas de ciclone Phailin

Tufão é o mais violento registrado no país nos últimos 14 anos

Agência France-Presse
postado em 13/10/2013 08:50
Cyclone deixou um rastro de destruição ao longo da costa leste da Índia
Bhubaneswar - O ciclone Phailin, o mais violento já registrado na Índia em 14 anos, provocou a morte de 14 pessoas, segundo um novo balanço provisório publicado neste domingo (13/10), um número limitado graças a um grande plano de evacuação. Mais de um milhão de pessoas foram evacuadas dos Estados orientais de Andhra Pradesh e Orissa, e de outras regiões vizinhas. "Há 13 mortos em Orissa e um morto em Andhra Pradesh, conseguimos minimizar o número de vítimas", declarou o vice-presidente da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes, Shashidhar Reddy, em uma coletiva de imprensa.

Um balanço anterior informava sobre sete mortos. Cerca de 600.000 pessoas ficaram desalojadas após a passagem do ciclone por 14.000 localidades costeiras, acrescentou o funcionário.



O chefe das operações de resgate, Pradipta Kumar Mohapatra, explicou que quase toda a zona de perigo foi evacuada antes da chegada do Phailin. "No total deslocamos mais de 861 mil pessoas. É provavelmente o maior movimento de evacuação da história da Índia", destacou.

No Estado vizinho de Andhra Pradesh, 100.000 pessoas abandonaram suas casas. Estes números somados aos das operações realizadas nas regiões vizinhas elevam o número total de pessoas deslocadas a mais de um milhão. A população local passou a noite em refúgios, enquanto o lado de fora era atingido por fortes ventos. "Todos tinham medo; não podíamos prever a força dos ventos", contou à AFP Raj Kishor Muduli, de 43 anos, que vive perto da capital de Orissa, Bhubaneswar.

Os danos humanos e materiais serão avaliados progressivamente. O diretor do serviço meteorológico indiano, L.S. Rathore, indicou que o ciclone foi especialmente violento em uma faixa costeira de 150 km. Os serviços meteorológicos destacaram que o ciclone perdeu boa parte de sua intensidade quando tocou terra, mas pediram para que a atenção continue redobrada, diante do risco de inundações.

O ciclone Phailin alcançou a costa oriental do subcontinente indiano na noite de sábado, com rajadas de vento de mais de 200 km/h. Na localidade de Gopalpur (Orissa), centenas de moradores aterrorizados passaram a noite em refúgios, escolas e edifícios públicos. "O número de vítimas evoluirá de acordo com as informações que recebermos, porque alguns locais ficaram incomunicáveis", disse à televisão NDTV um deputado deste Estado, Jay Panda.

Um deles é a cidade de Godalpur, atravessada pelo olho do ciclone, que neste domingo estava completamente incomunicável. De qualquer forma, afirmou o deputado, o balanço de vítimas parece ser "muito inferior ao que poderia ter ocorrido" graças aos esforços das equipes de salvamento antes da chegada do ciclone.

Em alguns pontos da região afetada pelo ciclone era possível ver troncos de árvores nas ruas e casas sem telhado. Na capital de Orissa, Bhubaneswar, os ventos e as chuvas se acalmaram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação