Agência France-Presse
postado em 13/10/2013 09:33
Bamako - O balanço do naufrágio de uma canoa no rio Níger, na região de Mopti (centro do Mali), aumentou para 32 mortos após a descoberta de mais cadáveres, enquanto prosseguiam neste domingo (13/10) as operações de busca, segundo autoridades locais e sobreviventes. "Até o momento, foram recuperados 32 corpos, mas ainda há gente na água que estamos buscando", declarou à AFP Ibrahim Waigalo, um conselheiro do povoado de Koubi, mais de 70 km ao norte de Mopti, onde a embarcação se partiu na madrugada de sábado por razões ainda desconhecidas.[SAIBAMAIS]Um balanço anterior fornecido pelas autoridades da Defesa Civil do Mali e do governador de Mopti, Ibrahima Hama Traoré, informava sobre 20 cadáveres encontrados, 23 desaparecidos e 210 resgatados. Um jornalista da AFP observou na manhã deste domingo (13/10) vários moradores da região retirando da água os corpos de uma mulher e de uma jovem. Vários sobreviventes mostraram a ele um cemitério onde, segundo eles, 26 corpos foram enterrados.
Seydou Maiga, um dos sobreviventes, confirmou que 32 corpos foram retirados da água até a manhã deste domingo (13/10) e indicou que estava procurando dez amigos que viajavam com ele na embarcação. "Foram os moradores do povoado de Koubi que me salvaram, graças a eles não há mais mortos", disse Maiga, um professor.
Segundo esta fonte, a embarcação era uma canoa de grande capacidade que partiu de Mopti em direção a Timbuctu (noroeste), separadas por uma distância de 720 quilômetros. Os responsáveis pela embarcação indicaram que "havia 218 pessoas com suas passagens, mas éramos muitos mais. Não sei quantos éramos, pode ser que 300, porque algumas pessoas não haviam comprado passagem", acrescentou.