Mundo

Desabamento de prédio na Colômbia deixa 11 pessoas desaparecidas

Cães treinados ajudam nas buscas. O edifício 21 andares caiu no sábado (12/10), mas na sexta-feira (11/10) foi esvaziado depois engenheiros detectaram um problema estrutural

Agência France-Presse
postado em 14/10/2013 08:05
Socorrista passa por escombros de prédio que desabou na noite de sábado (12/10), em Medellín, na ColômbiaBogotá - Um total de 11 pessoas foram consideradas desaparecidas sob os escombros de um edifício que desabou no sábado (12/10) na cidade colombiana de Medellín (Noroeste), informaram as autoridades. Na noite de domingo (13/10), dois corpos foram localizados nos escombros do prédio, anunciou o governo local. A prefeitura de Medellín informou que 11 trabalhadores estavam desaparecidos após o colapso de um edifício novo de 21 andares ocorrido no sábado (12) às 20h locais (21h de Brasília), e acrescentou que os trabalhos de resgate prosseguem com cães treinados.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Fabio Moncada, informou à imprensa que os cachorros localizaram três pontos onde a busca pelos desaparecidos se concentra. O edifício foi esvaziado depois que na sexta-feira (11/10) um grupo de engenheiros do Departamento Administrativo de Gestão de Risco de Desastres (DAGRD) detectou um problema estrutural em uma viga durante uma inspeção. "Nós já havíamos advertido sobre o risco na visita de sexta-feira", disse à AFP Santiago Pérez, vice-diretor do organismo, que depende do município.



"De uma maneira súbita e aguda foi registrada uma rachadura", após a qual o edifício de 80 apartamentos, dos quais 40 estavam habitados, foi evacuado, disse o funcionário. Onze funcionários que trabalhavam para conter o risco de desabamento após o aparecimento das rachaduras não conseguiram sair do prédio a tempo, enquanto outros três foram resgatados.

O edifício Space era parte de um complexo de seis torres localizado no município de El Poblado, no sudoeste de Medellín. As demais torres foram evacuadas por prevenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação