Mundo

Jonh Kerry quer fixar data para nova reunião de paz sobre Síria

Os Estados Unidos esperam convocar para meados de novembro uma conferência de paz sobre a Síria. O objetivo é colocar na mesma mesa o regime e a oposição

Agência France-Presse
postado em 14/10/2013 09:02
Londres - É urgente estabelecer uma data para a conferência internacional de paz sobre a Síria, declarou nesta segunda-feira o secretário americano de Estado, John Kerry, depois de se reunir em Londres com o emissário especial da ONU, Lakhdar Brahimi. "O emissário especial (para a Síria) Brahimi está de acordo, como muitos outros, que não há solução militar na Síria", disse Kerry à imprensa.


"Acreditamos que é urgente fixar uma data para convocar a conferência (Genebra 2) para trabalhar por uma nova Síria", acrescentou o secretário de Estado. "Acreditamos que o presidente (Bashar al) Assad perdeu a legitimidade necessária para ser um agregador e parece claro que para aplicar Genebra 1, que é a única justificativa" para uma nova reunião de paz, "é preciso haver uma transição governamental, uma nova entidade de governo na Síria".



[SAIBAMAIS]Os Estados Unidos esperam convocar para meados de novembro uma conferência de paz sobre a Síria, Genebra 2, depois da realizada na cidade suíça em junho de 2012 e que estabeleceu as linhas gerais de uma transição. O objetivo é colocar na mesma mesa o regime e a oposição, embora esta se negue a comparecer. "Acreditamos que a conferência Genebra 2, para aplicar Genebra 1, tem que se reunir em novembro", afirmou Brahimi, que em breve viajará à região para tentar se reunir com todas as partes e países relacionados ao conflito sírio.

"Temos que fixar muito em breve uma data precisa para seu início", concluiu. O presidente do Conselho Nacional Sírio (CNS), o principal grupo opositor sírio, anunciou no domingo que este grupo não participará da conferência de paz Genebra 2 e ameaçou se retirar da coalizão contrária ao regime se ela participar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação