Mundo

Corpos de dez imigrantes birmaneses são encontrados na costa da Tailândia

Milhares de imigrantes birmaneses, regulares ou irregulares, trabalham no setor da pesca e em outras indústrias da Tailândia

Agência France-Presse
postado em 14/10/2013 11:45
Bangcoc - Os corpos de dez birmaneses cuja embarcação teria afundado durante uma tempestade foram encontrados na costa Sul da Tailândia, disseram nesta segunda-feira (14/10) as autoridades do reino. Funcionários birmaneses confirmaram que as vítimas - nove homens e uma mulher - eram cidadãos de Mianmar, segundo o governador da província de Ranong, Cherdsak Jampathes.

"É provável que se trate de imigrantes ilegais que vinham para trabalhar. Normalmente chegam em grupos de 20 ou 30 pessoas em pequenos barcos", disse a fonte à AFP, afirmando que recentemente ocorreu uma forte tempestade. Milhares de imigrantes birmaneses, regulares ou irregulares, trabalham no setor da pesca e em outras indústrias da Tailândia.



Em setembro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) denunciou graves abusos nos barcos de pesca, descrevendo situações nas quais os imigrantes irregulares sofrem violência e realizam trabalhos forçados. Milhares de rohingyas, uma minoria muçulmana apátrida confinada no oeste de Mianmar, começaram em 2012 a marchar ao exílio em embarcações precárias após o início de atos de violência entre comunidades que afetavam, sobretudo, os muçulmanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação