Mundo

Papa Francisco decide destino de bispo esbanjador, Franz-Peter

Como sinal de arrependimento, o bispo, repudiado na Alemanha por sua mania de grandeza e bens luxuosos, optou por um voo na classe econômica

Agência France-Presse
postado em 14/10/2013 15:50
O delicado caso do bispo esbanjador, o alemão Franz-Peter Tebartz-van Elst, conhecido por seus gostos refinados, é um desafio para o papa Francisco, que deverá decidir esta semana a punição que o Vaticano infligirá.

O bispo, encarregado da diocese de Limburg, sudoeste da Alemanha, está em Roma para uma série de encontros no Vaticano. Não se sabe ainda se o religioso será recebido pelo austero papa Francisco, que prega uma Igreja para os pobres.



Por ora, como sinal de arrependimento, o bispo, repudiado na Alemanha por sua mania de grandeza e bens luxuosos, optou por um voo na classe econômica.

Com sua renúncia pedida por muitos alemães, Tebartz-van Elst, de 53 anos, iniciou a construção de uma luxuosa sede episcopal, com museu, sala de conferências, capela e apartamentos particulares.

O projeto é avaliado em 5,5 milhões de euros, mas a obra já atingiu 31 milhões. Segundo a imprensa alemã, que sempre denuncia seus excessos, o religioso gastou quase três milhões de euros em uma sala de jantar de 63 m2 e 15.000 apenas em uma banheira.

O bispo, também criticado por sua arrogância, diz contar com vários defensores dentro do Vaticano.

O caso do "servidor mais caro de Deus", como foi apelidado, gera muita polêmica na Alemanha, país em que as igrejas se beneficiam de um imposto vantajoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação