Jornal Correio Braziliense

Mundo

Balanço oficial de vítimas de terremoto nas Filipinas supera 100 mortos

Habitantes continuam busca desesperada por parentes. O maior número de vítimas foi registrado em Bohol

Loon - As equipes de emergência tentavam chegar nesta quarta-feira (16/10) às comunidades isoladas em duas grandes ilhas do centro das Filipinas, um dia depois do terremoto que provocou pelo menos 107 mortes. O tremor aconteceu na terça-feira na ilha de Bohol e, segundo a agência nacional de catástrofes naturais, o número de vítimas pode aumentar à medida que as equipes de emergência alcancem as áreas mais isoladas.



Em Loon, cidade costeira de 40 mil habitantes a 20 km do epicentro do tremor, os habitantes caminham pelas ruas desesperados em busca de parentes e lamentam a ausência de ajuda. Serafin Megallen disse que retirou os escombros de sua casa com as mãos para resgatar a sogra e um primo. "Estavam vivos, mas morreram depois de três horas. Não recebemos assistências, apenas os vizinhos nos ajudaram", contou à AFP.

Um vizinho tentou transportar os corpos até a funerária em uma caminhonete, mas a ponte da região estava destruída. O comboio cruzou o rio de barco. Mas os parentes de Megallen não foram sepultados com uma cerimônia religiosa porque a igreja ficou destruída após o tremor.