Mundo

Corpo do criminoso nazista Priebke aguarda em aeroporto militar de Roma

Priebke cumpria desde 1998 uma condenação à prisão perpétua pelo massacre das Fossas Ardeatinas, que matou 335 civis

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 08:27
Priebke morreu na sexta-feira passada, com 100 anos, em sua residência de RomaRoma - O corpo do criminoso nazista Erich Priebke, falecido na sexta-feira (11/10) da semana passada, estava nesta quarta-feira (16/10) em um aeroporto militar de Roma, à espera do eventual traslado para a Alemanha, seu país de nascimento.

Uma cerimônia religiosa organizada pelo movimento católico ultraconservador lefebvrista na terça-feira à noite foi cancelada. "Nos vimos forçados a suspender funeral porque havia um risco de que virasse um encontro neonazista", declarou o prefeito de Roma, Giuseppe Pecoraro.

O prefeito determinou a transferência do corpo do ex-capitão das SS de Albano Laziale, uma cidade nas proximidades de Roma, para o aeroporto militar de Pratica di Mare. "Esperamos resolver este tema hoje. Estamos em contato com a Alemanha", disse Pecoraro.



"Não sou eu quem deve decidir sobre a cremação ou o local do enterro, mas estamos trabalhando para resolver a situação de forma oportuna", completou o prefeito de Roma.

[SAIBAMAIS]Priebke morreu na sexta-feira passada, com 100 anos, em sua residência de Roma, onde cumpria desde 1998 uma condenação à prisão perpétua pelo massacre de 1944 das Fossas Ardeatinas, que matou 335 civis.

Mesmo depois da morte Priebke provoca controvérsia, já que nem Argentina - onde morou por 40 anos -, nem Alemanha - seu país de nascimento -, nem Roma - onde viveu por quase 15 anos - querem receber o corpo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação