Mundo

Governo do Irã aceitará visitas de surpresa a instalações nucleares

O chefe dos negociadores iranianos Abas Araghchi informa que o plano obriga o país a comunicar informações sobre todas as operações

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 08:41
Teerã - A etapa final do plano apresentado pelo Irã em Genebra contempla a possibilidade de visitas de surpresa, como estabelece o Protocolo Adicional do Tratado de Não Proliferação (TNP), afirmou o chefe dos negociadores iranianos para a questão nuclear, Abas Araghchi.

[SAIBAMAIS]O dirigente fez menção ao plano apresentado na terça-feira pelo Irã ao grupo 5%2b1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China, mais a Alemanha). "Este tema não está previsto na primeira etapa de nosso plano, mas integra a última fase", afirmou Araghchi.



Na terça-feira, Araqchi, citado pela agência Irna, declarou que o protocolo adicional não estava incluído na oferta. O Protocolo Adicional permite à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizar inspeções sem aviso prévio das instalações nucleares e obriga o país a comunicar informações sobre todas as operações do ciclo de combustível nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação