Mundo

Avião cai no rio Mekong, no Laos, e mata todos 44 passageiros e tripulantes

A aeronave fazia o trajeto entre a capital Vientian e a cidade de Pakse, no Sul do país. Autoridades informaram que o avião caiu a 8 km do aeroporto da província de Champasak

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 10:26
Bangcoc - Um avião da companhia aérea Lao Airlines caiu nesta quarta-feira (16/10) no rio Mekong, no Laos, e todos os 44 passageiros e membros da tripulação morreram. A companhia estatal Lao Airlines confirmou o acidente em uma declaração em seu Facebook, onde expressa suas condolências às famílias, amigos e colegas das vítimas.

O comunicado afirma que as más condições meteorológicas fizeram com que o aparelho caísse no rio. "Não há notícias de sobreviventes neste momento", afirmou ainda, sem confirmar o número de mortos, divulgado por outras fontes. "A Lao Airlines está tomando as medidas necessárias para coordenar e enviar toda as unidades de resgate ao local do desastre na esperança de achar sobreviventes e, ao mesmo tempo, recolher informações para os parentes", acrescenta o comunicado.

Havia sete cidadãos franceses, cinco tailandeses e três sul-coreanos entre os 39 passageiros mortos, além dos 5 tripulantes. As autoridades informaram que o avião caiu a 8 km do aeroporto da província de Champasak, sul do Laos. O jornal tailandês Bangkok Post informou que a aeronave caiu no rio Mekong quando tentava se aproximar do aeroporto de Pakse, que é passagem obrigatórias de turistas que viajam às áreas mais remotas do país.

"Posso confirmar que as 44 pessoas a bordo morreram", afirmou Sek Wannamethee, porta-voz do ministério das Relações Exteriores tailandês. Imagens da TV local mostraram a aeronave meio submersa no rio, e o que aparentemente seriam corpos em suas margens. Uma fonte da embaixada sul-coreana em Bangcoc informou à agência de notícias Yonhap que também há três sul-coreanos entre os mortos.



O voo QV301 saiu da capital Vientiane no horário previsto, 14h45 (3h45 de Brasília) e devia chegar em Paske por volta de uma hora mais tarde, mas caiu no momento em que se preparava para aterrissar. Um porta-voz da montadora ATR na França confirmou que o aparelho da companhia aérea estatal do Laos era uma de suas aeronaves, um bimotor ATR-72. Disse ainda que a Lao Airlines possui uma frota de seis aviões deste tipo.

Fundada em 1976, a companhia realiza tanto voos domésticos como internacionais para China, Tailândia, Camboja e Vietnã, de acordo com seu site. O país tem um registro de 29 acidentes fatais desde 1950, de acordo com a Agência de Segurança na Aviação. Esse dado demonstra que a segurança neste setor sofreu uma melhoria extraordinária na última década.

O último acidente aéreo aconteceu em outubro de 2000, quando oito pessoas morreram depois que um avião da mesma companhia - então chamada Lao Aviation - caiu numa área montanhosa remota do nordeste do país. O Laos, situado entre Tailândia, Vietnã, Camboja, Mianmar e China, é um país comunista de regime fechado e com um partido único. O país tem cerca de sete milhões de pessoas é um dos mais pobres da Ásia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação