Mundo

Governo de Israel está preocupado com negociações nucleares do Irã

As negociações sobre programa nuclear iraniano vão continuar em algumas semanas. A data final seria nesta quarta-feira (16/10)

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 10:53
Jerusalém - Israel vê "sinais preocupantes" no giro tomado pelas negociações de Genebra sobre o programa nuclear iraniano e as grandes potências, afirmou o ministro para Assuntos Estratégicos, Yuval Steinitz. "Vemos sinais preocupantes e não queremos que Genebra 2013 se transforme em Munique 1938", declarou Steinitz, referindo-se à conferência na cidade alemã realizada em 1938 e na qual a Grã-Bretanha e a França cederam às exigências da Alemanha nazista na crise dos Sudetos.



Esta crise terminou com a ocupação de uma parte do território tchecoslovaco pelas tropas alemãs. França e Grã-Bretanha alegaram que tentaram evitar a guerra, mas isso não impediu que, onze meses depois, houvesse a invasão da Polônia pelos alemães que resultou na Segunda Guerra Mundial.

Mais tempo

As negociações sobre o programa nuclear iraniano continuarão em Genebra dentro de algumas semanas, anunciou nesta quarta-feira (16/10) o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif em seu Facebook. "A continuação das negociações terá lugar em Genebra em algumas semanas. Nesse intervalo os membros do grupo 5%2b1 terão a oportunidade para estudar os detalhes as propostas iranianas e preparar as medidas que pensam tomar", afirmou Zarif.

"Negociar e conseguir um entendimento sobre uma resolução é tarefa difícil e negociar detalhes requer tempo", acrescentou o post. As grandes potências e e o Irã retomaram nesta quarta-feira, em Genebra, pelo segundo e último dia, as negociações sobre o programa nuclear iraniano, depois da apresentação de um plano de Teerã que abre as portas para visitas-surpresa a suas instalações nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação