Mundo

Snowden e Guardian prejudicaram a segurança nacional, diz Cameron

O governo britânico foi criticado pela detenção no aeroporto de Heathrow do brasileiro David Miranda, companheiro de Glenn Greenwald, jornalista americano ao qual Snowden confiou os documentos secretos

postado em 16/10/2013 12:03
Cameron afirmou que Snowden e Gleen sabiam que as informações eram perigosasLondres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou nesta quarta-feira (16/10) que a publicação pelo jornal The Guardian dos documentos secretos entregues pelo americano Edward Snowden causou grande prejuízo à segurança nacional. "O que aconteceu prejudicou a segurança nacional e o próprio Guardian admitiu, de certa maneira, ao aceitar a educada demanda de meu conselheiro de Segurança Interna e de meu secretário de gabinete para destruir os arquivos que tinham", disse Cameron no Parlamento.

"Sabiam que o que tinham era perigoso para a segurança nacional", completou. Este foi o primeiro comentário de Cameron sobre a conveniência de publicar os documentos de espionagem dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. O governo britânico foi criticado pela detenção no aeroporto de Heathrow do brasileiro David Miranda, companheiro de Glenn Greenwald, o jornalista americano ao qual Snowden confiou os documentos secretos.



A detenção durante nove horas de Miranda, de 28 anos, foi considerada abuso de poder, mas o governo alegou que estava dentro da lei. O Guardian aceitou destruir os documentos porque o governo britânico temia que alguém invadisse a rede do jornal para obter os registros.

"Nos disseram que temiam que os governos estrangeiros, em particular Rússia e China, conseguissem ;hackear; a rede do Guardian", explicou o jornal, que destruiu os discos rígidos na presença de dois representantes do governo britânico. Os documentos revelaram que Washington e Londres espionam governos amigos, como o do Brasil. A presidente Dilma Rousseff condenou a espionagem na Assembleia Geral da ONU e suspendeu uma visita a Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação