Mundo

Irã e grandes potências seguirão negociação nuclear em novembro em Genebra

As conversas, que duraram dois dias, desenvolveram-se em um inesperado clima de otimismo e serenidade

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 13:29
Genebra - As grandes potências e o Irã concordaram em realizar uma nova rodada de negociações sobre o controverso programa nuclear iraniano nos dias 7 e 8 de novembro, anunciou a chefe da política externa da União Europeia, Catherine Ashton. "Foi decidido realizar a próxima reunião em Genebra nos dias 7 e 8 de novembro", indicou Ashton à imprensa após dois dias de negociações, durante os quais o Irã apresentou uma proposta cujos detalhes ainda não foram revelados.

Ashton ressaltou que a decisão de fixar a data da próxima reunião estava incluída em uma declaração conjunta - que, segundo ela, não tem precedentes - assinada pelo ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, e por ela mesma, em representação ao grupo negociador. As negociações de dois dias entre Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França e Alemanha) se desenvolveram em um inesperado clima de otimismo e serenidade.



O chefe dos negociadores iranianos para temas nucleares, Abbas Araghch, surpreendeu nesta quarta-feira ao indicar que a etapa final do plano apresentado pelo Irã em Genebra contempla a possibilidade de visitas surpresa a instalações nucleares, como estabelece o Protocolo Adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação