Mundo

Muçulmanos começam a deixar a Arábia após peregrinação à Meca

O encerramento oficial do Hajj acontece na sexta-feira, mas os fiéis podem deixar a cidade na véspera, depois da participação no apedrejamento das pilastras

Agência France-Presse
postado em 17/10/2013 11:04
Mina - Os quase 1,4 milhão de muçulmanos de 188 países que viajaram à Meca para o Hajj, a peregrinação anual, começavam a abandonar a Arábia Saudita nesta quinta-feira (17/10). O encerramento oficial do Hajj acontece na sexta-feira (18/10), mas os fiéis podem deixar a cidade na véspera, depois da participação no apedrejamento das pilastras que simbolizam Satanás, último ritual da peregrinação.

[SAIBAMAIS]Muitos fiéis participaram na manhã desta quinta-feira do apedrejamento em Mina, perto de Meca, onde jogaram pedras nas três pilastras. Depois abandonaram os hotéis e seguiram para o aeroporto internacional de Jidá. As autoridades sauditas consideraram um sucesso o Hajj deste ano, que não registrou incidentes. Mais de 100 mil agentes foram mobilizados para garantir a segurança dos 1,98 milhão de fiéis, contra 3,16 milhões de 2012.



Os estrangeiros chegaram a 1,38 milhão, contra 1,75 milhão no ano passado. A redução do número de peregrinos e a aplicação rigorosa das medidas de segurança contribuíram para a melhor organização do Hajj, afirmou o diretor do centro de vigilância eletrônica da peregrinação, o general Abdallah al-Zahrani. O centro utilizou quase 5.000 câmeras de vigilância, 1.200 delas para a Grande Mesquita, e três helicópteros. Todos os muçulmanos devem participar no Hajj, um dos cinco pilares do islamismo, pelo menos uma vez desde que disponha de recursos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação